Diferentemente das crianças ouvintes, que aprendem a Língua Portuguesa em casa, na interação com os familiares, a maior parte das crianças com deficiência auditiva só terão a oportunidade de aprendê-la na escola. Por não terem acesso à linguagem oral, geralmente são privadas de situações que as crianças ouvintes vivenciam diariamente e que respondem pela aquisição incidental do seu conhecimento, tais como conversas com a família e contação de história, entre outras.
Ler para crianças com deficiência auditiva, interpretando o conteúdo na Língua Brasileira de Sinais, é uma prática importante para despertar nelas a curiosidade e imaginação, como também para estimulá-las a refletir sobre temas complexos da experiência humana. Essa prática, se regular, faz com que os estudantes construam um repertório variado de textos.
Referência:
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental : Língua Portuguesa para pessoa surda. 2008. Disponível em: <portalsme.prefeitura.sp.gov.br/ .../OrientaCurriculares_ExpectativasAprendizagem_Ednfantil_
EnsFund_LPO_Surdos>
“O Patinho Feio” em Libras
Fonte: video.google.com
Legal ter um recurso como esse que facilite a aprendizagem de alunos com necessidades especiais.
ResponderExcluirParabéns!
Muito interessante vcs abordarem a literatura nessa perspectiva!!Parabéns!!!Pecisamos desses intertextos em nossa formação.
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