terça-feira, 30 de novembro de 2010

Explorando a transversalidade presente no conto
“O Patinho Feio”

“O patinho feio é um conto de fadas clássico, do dinamarquês Hans Christian Andersen, que perpetua sua magia até os dias de hoje. Tal conto chama a atenção para o fato de a temática da diferença ser um assunto questionado há muito tempo. Mesmo com um enfoque diferenciado das discussões feitas hoje em dia, podemos dizer que há muito que a diferença é pensada no mundo social e cultural.
Na história, o personagem central é um patinho que nasce diferente de seus irmãos, pois é um filhote de cisne chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente de seus irmãos ele é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos. Sendo considerado feio por não ser igual aos demais, o que o deixa marginalizado em relação aos outros personagens da história. A diferença é acentuada pelo uso de cores que o distingue de sua família. Todos os irmãos do patinho apresentam cores mais claras, enquanto o patinho feio é sempre exibido com cores escuras.
Diante disso, durante o desenvolvimento da história, o patinho fica isolado, discriminado por ser diferente do grupo que estava inserido. Nesse contexto passa toda a história buscando encontrar um grupo com características semelhantes às suas, ou seja, busca uma identidade comum. A história se encerra quando o patinho descobre que é um cisne belo e vistoso, passando a ser aceito por todos desse novo grupo.
A história traz consigo questões preconceituosas, pois afasta a personagem do convívio com os demais devido à sua diferença, que não é aceita por estar fora dos padrões predeterminados pela sociedade na qual ele estava inserido; era aceito somente pelos seus semelhantes – os cisnes.”

Para saber mais:
Trecho tirado do texto: "Literatura Infantil: possibilidades de Leitura a respeito das diferenças" -

Nenhum comentário:

Postar um comentário